O aluno que convivia com uma professora principal e outras três especialistas (inglês, espanhol e educação física), passa agora a ter um professor para cada matéria. O conteúdo é uma continuação mais aprofundada do que ele havia visto no Ensino Fundamental I.
A leitura continua sendo o carro chefe do aprendizado. Nos primeiros três minutos de aula, os alunos leem textos variados que são trocados entre eles à medida que entra um novo professor. Eles podem escrever um pequeno resumo do que leram ou anotar de cinco a sete palavras-chave que os ajudem a recordar o que aprenderam. Esta é uma prática livre e lúdica de leitura diária na sala de aula. Paralelamente a isso propor-se a leitura de dois livros por mês, onde o aluno tem a liberdade de escolher o livro que quiser, mas deve trazê-lo para que o professor analise o conteúdo e estipule um prazo para a apresentação do mesmo. Verificamos que esta liberdade de escolha aliada à comunicação entre os alunos faz com que motivem uns aos outros na prática dessa atividade.
As aulas de inglês continuam sendo diárias com duração de 50 minutos é trabalhada a leitura, a gramática e a conversação. O espanhol passa a ser oferecido como aula opcional no período da tarde dois dias por semana.
As folhinhas das virtudes usadas até os 10 anos são agora substituídas por uma aula de formação humana, com abordagem de temas como: proatividade, motivação, amizade, aproveitamento do tempo, estudos, preguiça, família, decisões, entre outros. Esses temas são tratados de forma participativa entre professor e alunos com o propósito de despertar a consciência e a vontade na busca de uma melhora pessoal. Os alunos que desejarem, contam também com a ajuda de um tutor que pode atendê-los em suas necessidades pessoais e servir de elo entre família e Colégio.
As técnicas introduzidas no Ensino Fundamental I passam agora a fazer parte do dia a dia do Colégio através da exigência constante de um trabalho bem feito nas tarefas realizadas no Colégio e em casa.
O hábito de estudo, que exige ter um local apropriado, definir um horário e um tempo, realizar uma leitura do conteúdo apresentado na aula e a seguir criar um Mapa Mental, que sirva para revisão do dia seguinte, de uma semana e de um mês, é o objetivo maior nessa fase e deve ser aprimorado diariamente.